sábado, 20 de novembro de 2010

PROJETO IDENTIDADE

Este projeto destina-se a cranças de maternal.

Justificativa:
    Com os alunos já  adaptados em um mundo novo, é hora de novas descobertas, ampliando o repertório de conhecimentos e vivências. É preciso que o aluno descubra que não é único, mas é importante descobrir a si mesmo: seu corpo, seu nome, os alimentos que o ajudam a  crescer com saúde. Descobrir o que o faz diferente, acolhendo e  respeitando as diferenças do outro. Aprender a cuidar de si , de tudo e de todos que o cercam.

Desenvolvimento:
     A proposta deste tema é trabalhar a formação pessoal e social.
- Conhecer as pessoas da turma, suas características físicas e aprender distiguir o seu nome, o dos colegas, dos professores.
- Proponha uma atividade instigante, com o uso do espelho, por exemplo, chamando a atenção para as diferenças observadas entre os colegas. Elas estão nos nomes, no corpo, no comportameto.

Sugestões de atividades:
1. Em roda com os alunos, conte o seu nome e a origem dele. Quem o escolheu? Por que? Diga o significado. Faça uma pesquisa com as famílias sobre o nome das crianças e no dia seguinte faça a partilha das histórias dos nomes com o grupo.
2. Leia a história de "picote, o boneco de papel", de Mário Vale.
3. Confeccione o boneco e deixe na sala para que participe junto com os alunos de várias brincadeiras: de roda, de casinha. deixe que cada um cuide dele em determinado momento.
4. Explore bastante as várias brincadeiras e canções que fazem referências às pates do corpo e a movimentos corporais, auxiliando os alunos a tomar contato com o próprio corpo e o dos colegas e a descobrir diferentes possibilidades de movimentos corporais: "Cabeça, ombro, joelho e pé", "A canoa virou", Ciranda, cirandiha", "Pai Francisco", "Palminhas, palminhas"...
5. Realize atividades de observação no espelho.
6. Realize atividades envolvendo as fichas do nome.
Todos o faça na rodinha atividades usando a ficha e também faça a contagem dos alunos, solicite que o aluno o faça.
7. Usando a caixa de revistas para recorte, peça que procurem gravuras de que gostem, de animais, de pessoas de corpo inteiro: que tenham cabeça, tronco e membros/ ombros, braços, mãos, pernas, pés. Deixe que os alunos comentem. Terminada a coleta, classifique-as junto com os alunos e utilize-as para confeccionarem um painel.
8. Para trabalhar os sentidos, monte um "laboratório sensoral", com objetos apropriados para que,através dos sentidos, o alunos identifiquem os objetos, todos eles familiares a eles: ursinho, escova de cabelo, sabonete, frutas, buzina de bicicleta, tambor, letras do afabeto, fotos, etc.
9. Muitas recetas poderam ser feitas por você e os alunos: gelatina, pipoca, brigadeiro, salada de frutas. Escreva sempre a receita em um cartaz, destacando cada ingrediente.
10. Traga para sala tiras (fitas, codas ou barbante) de tamanhos variados, correspondentes ao número de alunos e à sua etatura e epalhe pelo chão estimulando cada um encontrar a tira do seu tamnho. Estimule-os a verbalizar o resultado utilizando o vocabularo matemático: igual, maior, menor, alto, baixo. Faça um gráfico utilizando as tiras.
11. Contorne o corpinho das crianças em um papel manilha, cole os dois lados e preencha com jornal, peça as crianças para trazer de casa uma roupa para vestir no boneco. Faça uma exposição dos trabalhos.

Culminanca, portifólio e avaliação:
Identifica as evoluções de cada aluno.



A avaliação deve acontecer ao longo do trabalho e também no final, quando cada aluno poderá verbalizar aquilo de que mais gostou e do que não gostou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário